sexta-feira, 13 de junho de 2014

Pastel de farinha de milho ~

Hoje vim trazer uma receita antiga da minha família e super presente em todas as nossas festas juninas: o Pastel de farinha de milho <3

Desde criança eu comia esse pastel na casa da minha vó, lá no sul de Minas, era uma tradição! Sempre fazíamos algumas pegadinhas, como rechear um ou outro pastel só com sal ou encher de pimenta e esperar pra ver quem ia pegar o dito cujo. Na época o recheio que fazíamos era de carne moída, mas descobri que a massa dele é vegana, então foi só adaptar o recheio quando me tornei veg! 

Pra mim essa receita vem com muito gosto de infância e também cheia de saudades da minha avó linda (que faria aniversário hoje)!

Pastéis recheados com carne de soja e batata :)


Ingredientes

  •  300 g de farinha de milho
  •  50 g de polvilho azedo
  •  300  ml (+ ou -) de água fervente
  •  sal a gosto 
Preparo

Colocar em uma vasilha funda, a farinha de milho, o polvilho azedo e uma colher (de café) de sal, misturar bem com as mãos, triturando e misturando os ingredientes. Depois de bem triturados, acrescentar aos poucos a água fervente e ir misturando com uma colher (melhor colher grande de servir  a mesa), ir colocando a água até que toda a farinha esteja molhada (como um angú). Deixar esfriar. Passar óleo nas mãos e começar a sovar  a massa,  misturando bem até que fique homogênea  e boa para abrir.
Prove o sal, se precisar, acrescente mais. Passe óleo nas mãos ou na superfície sempre que precisar para mexer com a massa. Faça as bolinhas, abra a massa, coloque o recheio, feche o pastel e apare as bordas com a carretilha ou um cortador. Fritar em óleo quente. OBS: Se a massa ficar dura, acrescente pequenas porções de água fria e amasse até ficar boa para abrir.

11 comentários:

  1. Nossa, que delícia, eu amo tudo com milho! Só fico com peso na consciência pela fritura, ando querendo cortar de vez rsrs será que funciona assado? Não, né? :s E você gosta de rechear com o quê?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!
      Eu também amo milho! Mas então, infelizmente eu só achei ele gostoso frito!
      Eu já tentei fazer assado e ficou uma porcaria com a massa ressecada :(

      Eu costumo rechear com carne moída de soja e batatas cortadas (em cubinhos pequenininhos), com mandiokejo e milho, com cogumelos, palmito e tomate seco, tudo fica ótimo!

      Beijos

      Excluir
  2. Ficaram lindos e parecem estar uma delícia, mesmo! Eu nunca comi pastel de milho vegano e já estou imaginando que deve ficar maravilhoso com recheio de mandiokejo com milho! :9
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliana!
      Ai, eu amo esses pastéis! Com mandiokejo e milho ficam ótimos também, já fiz!
      Mas pra sentir mais um gosto de infância eu faço de carne moída de soja com batata <3

      Beijos

      Excluir
    2. Vocês não acham paradoxal rechear pastel de milho com milho? É tipo temperar tomate com catchup HAHAHAHH /boba

      Excluir
    3. HAHAHA aaah, que nada, milho é amor! <3

      Excluir
  3. Olá, Jess! Toda a massa de pastel é vegan - de farinha de trigo ou não. O problema com tudo que é feito com fubá - farinha de milho - e frito, encharca. O fubá absorve muito óleo e como esses levam polvilho, a situação tende a piorar, mas fazer o quê, né? Adoro pastéis - e o restante das frituras, também. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Olha, a maioria das massas que vi são vegans mesmo, mas também já vi algumas receitas que levam as vezes ovos ou margarina :(

      Sim, é verdade mesmo!
      Mas uma fritura de vez em quando não mata né! :D
      Só pra matar as lombrigas!

      Beijos

      Excluir
  4. Que delícia!! Amo/sou qualquer coisa de milho.
    Festa junina aqui no nordeste é canjica, pamonha, pé de moleque, milho cozido, milho assado... Ai que delícia. :9
    Não sei se na casa da sua avó faziam fogueiras pra assar milho, mas aqui sempre tinha. Tipo, quase toda casa onde os moradores são católicos tinha fogueira na frente. Não sei se isso era em todo lugar no nordeste também, mas aqui no interior do RN tinha sempre. Hoje em dia, nem tanto.
    Vou tentar fazer esse pastel, parece bem fácil e tá tão lindo. Já to querendo comer.
    :******

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa!
      Ai, eu amava as festas juninas quando eu morava no nordeste <3
      Só ficava meio incomodada com o tanto de peixe/frutos do mar que eles colocam também nas comidas típicas :P

      Na casa da minha vó fazíamos fogueira sim, fazia parte da tradição!
      Lá em Minas ainda é bem comum fazer :)

      Tenta fazer sim! Recomendo usar algum cortador de pastel/ (ou mesmo os de biscoito redondos maiores), facilita a vida.

      Beijos

      Excluir
  5. huuuummmmm. eu quero :D
    Pode chamar azamigas pra testar suas resceitas, viu?! hahahaha

    ResponderExcluir